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Grupo Scapini

Grupo Scapini

O Grupo SCAPINI é composto por três empresas:

SCAPINI Transporte e Logística
Atua no ramo de transporte rodoviário de cargas nacionais e internacionais.
Com sede no município de Lajeado-RS e filiais no RS, SC, PR, SP, RJ, MG, GO.

- SCAPINI Veículos
Concessionária de veículos Mitsubishi.
Com sede no município de Lajeado-RS e filial em Caxias do Sul, na serra gaúcha.

- SCAPINI Motors
Concessionária de veículos Honda
Com sede no município de Caxias do Sul, atende também a região de Lajeado.

Com ramos de atividades distintos e com colaboradores em diversas regiões do Brasil, a SCAPINI buscou adquirir um sistema que atendesse de forma integrada, eficiente e confiável a gestão de seus negócios com concessionária de veículos e transporte.

Os sistemas integrados da CGI Informática atenderam esta demanda. Com ferramentas atualizadas para análises de gestão, oportunizaram melhoria de processos, e seus resultados influenciaram na produtividade.

GESTÃO DE PESSOAS
De forma lógica, o Sistema CGI proporciona a SCAPINI objetividade e clareza na gestão de pessoas, facilitando o treinamento dos colaboradores que operam o sistema da folha e aumentando a credibilidade das informações prestadas. Os próprios funcionários do setor da RH da empresa são capacitados para desenvolver seus próprios relatórios, facilitando o trabalho do dia-a-dia e atendendo à demanda do tempo.

Os colaboradores do setor de RH da SCAPINI relatam ainda que “o sistema é fácil de manusear e a empresa consegue moldar conforme suas necessidades, além dos recursos oferecidos que atendem nossa demanda”, afirma satisfeito o funcionário Cassius Renner, há quatro anos atuando nesta área. Segundo Angela Durayski, a dois anos como operadora no sistema atual “a empresa consegue fazer adaptações e melhorar o controle de seus processos”,

O sistema permite agilizar os processos de suas 16 unidades em diversas regiões do Brasil. Todos os processos operacionais são executados nas filiais e atualizados na base única instalada na matriz, em Lajeado-RS.

Em maio de 2006, buscando melhorar ainda mais os processos de Gestão de RH, a SCAPINI, novamente em parceria com a CGI, implementou o sistema do Ponto On-Line, um sistema de cartão ponto eletrônico que:
a) permite o acompanhamento do gerente ou supervisor da área sobre as horas realizadas pelos seus colaboradores, podendo o mesmo fazer um controle mais efetivo para redução de horas extras;
b) diminuir o custo de horas trabalhadas pelo departamento pessoal no cálculo mensal do ponto, agilizando o processo e diminuindo custos internos;
c) reduzir a margem de erro por lançamentos efetuados manualmente;
d) ter veracidade das informações;
e) facilitar o monitoramento do cartão ponto de todas as unidades da empresa, visto que é on-line e as informações são registradas no sistema em tempo real.

Com a implementação do ponto on-line a empresa reduziu o tempo desta atividade e melhorou os resultados.

A SCAPINI não parou por aí.
Desde agosto de 2006, em parceria com a CGI, a empresa iniciou a configuração e implantação dos sistemas de Recrutamento, Seleção e Treinamento, com o objetivo de interligar todas as áreas vinculadas à Gestão de Recursos Humanos, agilizar todo o processo, reduzir as horas trabalhadas pelos colaboradores, reduzir os lançamentos efetuados e a margem de erro e centralizar as informações para um controle efetivo destas atividades. Para Prisciana, coordenadora do setor de RH, “os funcionários sentem-se mais seguros quando da emissão de relatórios, realização de cálculos e busca de indicadores do setor. Com um treinamento bem elaborado e com o sistema em perfeitas condições de uso, a empresa tem um resultado econômico e moral mais completo”.

Além de possuir um sistema completo, a empresa conta com treinamentos permanentes e suporte técnico para o atendimento de suas solicitações.

GESTÃO DE CONCESSIONÁRIAS
Desde 2004, as concessionárias de veículos do Grupo SCAPINI contam com seu sistema de vendas interligado com a garantia e com o pós-venda, permitindo agilidade nos processos internos, rapidez e confiança no atendimento a cliente.

O vendas e o pós-vendas (oficina) é totalmente interligado com os setores de contabilidade e financeiro, permitindo o efetivo controle das contas a pagar e a receber.

A administração dos serviços realizados na oficina mecânica e a informatização das ordens de serviços facilitaram o dia-a-dia dos operadores do sistema e do supervisor da área. O controle das horas trabalhadas de seus funcionários através do próprio sistema, com registros nas ordens do número de horas trabalhadas em determinado serviço, permitem calcular os custos de cada atendimento.
Em 2006, o processo da gestão de vendas melhorou significativamente com a inclusão do pedido de vendas no módulo Lucrando com Vendas. Este módulo é especializado no atendimento às necessidades de vendas das concessionárias. Seu controle inclui os pedidos e o fechamento da compra, permitindo o vendedor atender seus clientes de forma personalizada.

O sistema também atende a requisitos específicos das montadoras Honda e Mitsubishi.
Para a concessionária Honda, foram customizados dois relatórios: o Resumo Mensal de Atividades, que informa à montadora a realização das vendas das peças e dos serviços realizados dentro do mês pela SCAPINI Motors, e o Demonstrativo Financeiro, que gera as informações financeiras mensais.

Para a concessionária Mitsubishi parametrizou-se o Relatório da GPA – Gestão de Peças e Serviços, que tem como objetivo informar à montadora MMC sobre o resumo de vendas de peças e serviços realizados dentro do mês na SCAPINI Veículos.

Além de todas estas facilidades, a CGI disponibiliza ainda todos os relatórios gerenciais para o acompanhamento das atividades das concessionárias, proporcionando segurança nas informações e uma melhor administração das vendas e dos serviços realizados no pós-vendas.

GESTÃO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTES
A SCAPINI possui filiais em sete estados da região sul, sudeste e centro-oeste. Toda esta estrutura tem como objetivo oferecer melhores serviços, próximo dos clientes.

Para atender a esta demanda, a empresa implantou, através da CGI um software de Gestão Integrado ERP e Gestão da Frota, totalmente on-line com as unidades da empresa e integrado com os demais módulos da empresa: fiscal, contábil, financeiro, recursos humanos e manutenção de frotas, possibilitando agilidade nos processos e confiabilidade nas informações.

Desde 2004 implantando o sistema, os treinamentos e o acompanhamento personalizado realizado pela CGI e a atualização do sistema foram fundamentais para o avanço tecnológico da empresa, agilizando os processos internos e facilitando as informações e tomada de decisões da alta administração. Foram implantados os módulos Gestão de Fretes, Frota, Revisão e Trânsito.

Algumas funcionalidades:
Conhecimentos: Automatização das decisões (Cálculo do Frete, PIS, COFINS, CSLL, INSS e IR);

Integrações
a) Contas a Receber: Clientes/Faturas/Rectos/Rectos Eletrônico;
b) Contas a Pagar: Fornecedores (Carreteiros) /Faturas/Pgtos/Pgtos Eletrônicos;
c) Contabilidade: Movimentos de integração automatizada;
d) Caixa Contábil: Movimentos de integração automatizada.

Plano de revisão
a) Automatização através da Ordem de Serviço;
b) Controle através da km do veículo;
c) Identificação automática dos itens a serem revisados;
d) Gerenciamento completo das revisões;
e) Controle de serviços efetuados por terceiros;
f) Possibilidade de comunicar motorista da necessidade de revisão através de celular (SMS);
g) Baixa automática no fechamento das Ordens de Serviços.

Gestão da Oficina
a) Reestruturação para absorção do Plano de Revisão;
b) Integração com Plano de Revisão e Serviços Externos.

Seguros
a) Apólices (Composição da Apólices/ Vencimentos/ Vigência/ Rateio).

Acidentes

a) Veículos de terceiros envolvidos, vítimas, testemunhas, local do acidente, descrição, contexto, custos, parecer fiscal, fotos e acompanhamento.

Infrações

  • Agenda: Agenda de compromissos de todas as atividades
  • Estatísticas diversas dos acidentes
  • Abastecimento
  • Serviços
  • Plano de Contas: receitas da frota e despesas da frota
  • Viagem: Frete próprio, Frete de terceiros, Percursos, Carretas engatadas, Adiantamentos, Deslocamento vazio e Despesas
  • Custos por veículos
  • Gestão de motoristas (acertos das viagens).

A mais recente implementação da empresa juntamente com a CGI foi a montagem do “Mapa da Frota”, que está sendo finalizado em 2006. Trata-se de uma estrutura de análise de dados e indicadores gerenciais que permite um controle efetivo da frota e um gerenciamento exemplar dos processos internos da empresa. Além da garantia da informação correta, o sistema permite a pesquisa de dados a qualquer momento, possibilitando a alta administração uma visibilidade instantânea do negócio.

Para garantir a segurança das mercadorias dos seus clientes, toda a operação da SCAPINI é acompanhada via web e em tempo real, desde a liberação de viagem, o monitoramento das cargas até a sua efetiva entrega ao cliente. Para 2007, a empresa está finalizando o projeto que possibilita ao cliente fazer a gestão logística juntamente com a SCAPINI, através do acompanhamento do trajeto realizado pelos veículos, sendo que o cliente poderá verificar em tempo real a posição de suas mercadorias.

Além da operação, todo o processo financeiro poderá ser acompanhado também pelo cliente e pelo fornecedor, que podem verificar, respectivamente, o contas a pagar e o contas a receber, pois o sistema CGI mantêm a interação com outros sistemas da empresa.

A manutenção dos veículos da empresa também é gerenciada pelo sistema CGI, que programa automaticamente (on-line) a agenda de revisões do veículo para as manutenções preventivas e corretivas. Permite ainda o controle efetivo de equipamentos e materiais, através do Módulo de Estoque, interligado com as Ordens de Serviços geradas com a entrada do veículo na oficina da empresa.
Para o ano de 2007, o módulo de Gestão de Pneus já está sendo implementado e auxiliará no processo do controle de pneus, item este de grande valor agregado na empresa e que merece atenção especial.

Com incentivo na área tecnológica e com o atendimento personalizado da CGI, a empresa melhora, otimiza e agiliza os processos internos, repassando as informações exatas e idôneas às partes envolvidas, principalmente aos seus clientes. Com uma base de dados única, a empresa presta, com segurança e confiabilidade, seus serviços e garante informações verídicas que são utilizadas para o planejamento estratégico do Grupo e para monitoramento contínuo dos processos da empresa.

Depoimento dos Diretores

Valmor Scapini
Ernane Scapini
Rosângela Scapini

Site: www.scapini.com.br